Eventos

Estas fotos foram tiradas no I Simpósio de Políticas Públicas em Educação e IV Seminário de financiamento em Educação na UFSCAR, onde foram tratados temas muito relevantes em relação à Políticas Educacionais, políticas de organização dentre outros, onde estarei dando uma "palhinha" assim que o encontro terminar. Por enquanto fiquem com as fotos

Foram tratados temas muito importantes neste simpósio, por isso vou colocar de maneira muito resumida ok!

Uma pergunta muito importante colocada foi : A educação é um bem público ou uma mercadoria?
Interessante não! Hoje vemos a preocupação em relação a educação como se fosse realmente mercadoria. Um meio para políticos ou candidatos a tal se erguerem, falam tanto em como valorizam o profissional que quer se especializar em um microfone mas infelizmente não é o que acontece a hora que esse profissional procura por isso. É um descaso total, revoltante até.
Bom, mas continuando...  o Prof Romualdo L Portella, colocou que o mecanismo mais utilizado é o conveniamento que é também o mais barato. No ensino superior foi a compra de vagas pelo PROUNI e mais barato que expandir a rede própria.
A privatização da gestão que parte da premissa de que o setor público não funciona, não tem condições de ofertas , uma foma de controlar o trabalho docente seria o apostilamento porque não confiando no professor, controla-se pela apostila, o que seria delegado ao setor privado. Crescentemente o poder público delega ao privado.

Mesa temática: Educação e direito - João Virgílio Tagliavini

O direito a educação dá para cumprir hoje sendo que até o jornal quando recebemos as notícias já estão velhas, imagine a escola. O simples fato da criança estar indo à escola não quer dizer que a criança não está em abandono intelectual, é necessário mais que isso, o Estado com a condição que dá de educação também é abandono intelectual e assim acaba não cumprindo o direito a educação.
" É preciso ter a cabeça bem feita e não cheia"

José  Marcelino de R. Filho de forma muito interessante sobre o tema: Quanto custa financiar um P.N.E pra valer?
De 1995 a 2005 o gasto com a educação cresceu, mas cresceu porque a economia também cresceu , no PIB ela atinge apenas 4% . A educação não obteve ganho portanto não se apropriou da adequação porque o PIB  crescer 10%. 
No governo Lula, no início do 2º mandato reflete uma mudança de economia, dá dinheiro para as federais mas em troca tem que dar mais vagas, etc.
O governo diz que é gasto 7% do PIB, mas de 4 para sete , era pra termos visto mudanças significativas. Onde estão os 3% de aumento?
Veio também a famosa CONAE definindo diretrizes para um novo plano. A meta era pra 2011, 10% de aumento do PIB.
Vemos também que temos além de termos desafio de quantidades , temos o de qualidade, que está associada a grandes mudanças. Enquanto nos E.U.A são gastos 9.700 dólares por ano com alunos, comparando com a mesma moeda, no Brasil são gastos 1670 dólares aproximadamente por ano coom alunos. Que diferença não?
Enquanto os países desenvolvidos gastam 23% do PIB o Brasil briga ainda por 10%. ´
Como estamos fazendo comparações vemos ainda o salário do professor. é preciso tornar a carreira mais atrativa. Um professor com ensino superior ganha muito menos que outros profissionais de outras áreas com o mesmo nível de escolaridade, disputando com profissionais que tem apenas o Ensino Médio, como corretor de imóveis, bancários (que convenhamos ganham ainda muito mais ) . Quanto menor o aluno , menor o salário.



0 comentários:

Postar um comentário